quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O corpo grita

"ESTAR DE VOLTA PARECIA DISTANTE..."

EIS O MOMENTO DE RETOMAR A ESCRITA QUE TANTO ME SERVIU COMO ACALENTO E LIBERTAÇÃO.
INCRÍVEL COMO PASSAMOS POR SITUAÇÕES E/OU MOMENTOS EM NOSSAS VIDAS QUE JAMAIS SONHARÍAMOS EM VIVER. DIZEM QUE TÊM FASES DA NOSSA VIDA EM QUE PASSAMOS POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES OU AQUELA EM QUE FAZEMOS O BALANÇO DO QUE FOI VIVIDO E DO QUE QUER VIVER. ENCONTRO-ME EM UMA DESSAS OU QUEM SABE NAS DUAS...=)

O corpo fala conosco o tempo inteiro, parece gritar! O nosso corpo pode transmitir exatamente o que se passa dentro de nós. Mas como entender os sinais? Como fazer o nosso corpo interagir de forma plena para que possamos nos sentir melhor? Acho que Batendo Texto a gente pode tentar se ajudar.
Segundo a medicina oriental, cada órgão do corpo está ligado a um sentimento, emoção. A terapeuta holística, Dryka Queiroz, discorre sobre isso em seu blog:

"RELAÇÃO DOS ÓRGÃOS E OS SENTIMENTOS
O elemento Água rins responsável pelo sentimento de sobrevivência, pelo medo, inclusive pelo medo da morte e do desconhecido. Quando não estão bem os rins podem gerar ansiedade, medo de tudo, pânico e até mesmo o sentimento de pavor! Um bom
funcionamento dos rins conduz a um comportamento de coragem e segurança com a vida. Quem tem um rim bom transmite calma e segurança para todos.

Madeira é o elemento do Fígado e Vesícula Biliar. Quando o fígado não vai bem produz sentimentos de raiva, estresse, inquietude, sentimento de injustiça, depressão, vontade de brigar e irritação extrema. Um bom funcionamento conduz a expressão alegre, feliz e relaxada. Alto astral!

O Fogo é o elemento do Coração. Quando não esta bem, causa sentimento de solidão, falta de amor ou incapacidade de amar. O espírito fica contrariado por não conseguir se relacionar com amigos ou familiares. Um bom coração é responsável pela pessoa amável, aberta ao amor e às relações, está sempre feliz e confiante, elevada auto-estima, paixão pela vida, pelos amigos e pela família...

O elemento Terra Baço/pâncreas, no seu aspecto negativo, é regido pela introspecção exagerada, sentimento de isolamento social e auto-compaixão. A ação é demorada e sempre acompanhada de sentimentos negativos. O bom funcionamento leva a ter força emocional construtiva e extremamente positiva. Produz sensação de otimismo com projetos, criações. Gera atitudes harmoniosas com a família e amigos.

O elemento Metal Pulmão é fonte de tristeza, sentimento de perda e dependência emocional à outra pessoa, quando não está bem. Pode também causar vazio espiritual, falta de crença em tudo e desilusão. Um bom pulmão, ao contrario, gera sentimento de liberdade, liderança, força espiritual e mente brilhante."

Então vejamos, primeiramente devemos ter noção de onde fica cada órgão do nosso corpo, ou seja, conhecer anatomicamente o corpo humano. Parece fácil, mas podemos sentir, por exemplo, um mal estar que parece estar vindo do estômago, mas na verdade é o nosso fígado que está ruim. Neste caso, poderíamos achar que estamos emocionalmente perturbados por uma coisa, mas na verdade é outra, por isso a importância deste primeiro passo. Segundo, estarmos sempre alertas com o próprio corpo, pois tudo que é descoberto no inicio é mais fácil de conter, ou seja, unir o primeiro ao segundo passo, o conhecimento e a observação. Mais uma vez parece simples, entretanto se nos atentarmos ao mundo em que vivemos fica claro o nosso despreparo.
Estamos habitando um mundo em que não há preocupação com a falta de informação, pelo contrário, o receio hoje é sobre a confiabilidade da origem da informação. Os livros estão sendo digitalizados, o conhecimento, em geral, está com acesso mais facilitado, mas as pessoas estão cada vez mais isoladas. Isoladas do que? As relações humanas estão cada vez mais distantes e superficiais. O materialismo e o consumismo são aquilo que move a grande maioria das pessoas. Portanto, conhecer e observar o mundo em que vivemos é atividade rara hoje em dia, imagine então, a observação do próprio eu. A auto-observação, o autoconhecimento (tema de uma publicação aqui do blog) são tarefas árduas, difíceis e muitas vezes dolorosas, mas que por outro lado tornam-se também libertadoras, surpreendentes, nos fazendo alcançar a plenitude de ser quem a gente é.
Vamos tentar fazer o corpo, a mente e os sentimentos conversarem um pouco mais? Vamos colocar eles para bater um texto?

E AÍ, O QUE O SEU CORPO ESTÁ GRITANDO HOJE?

Um comentário:

  1. Show, Lari. Muito boa essa relação de cada órgão com as emoções. Muitas vezes é mais fácil tapar os ouvidos e não ouvir os gritos emitidos pelo nosso corpo, pois esses podem desencadear diversos fantasmas assustadores, sentimentos frustrantes e sombras terríveis de encarar... é preciso coragem para ficarmos de frente com nós mesmos.

    ResponderExcluir