quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entre Vertigens e Ibsen


Há um pouco mais de um semestre estou em um grupo de teatro estudando as peças simbolistas de Ibsen.

Os ensaios começaram há duas semanas e estamos pesquisando partituras de movimentos e aplicando-as em algumas cenas, que preparamos para apresentar ao grupo.

Cimos, fiordes, picos, topos, sótãos e altas construções. É nesse tipo de “relevo” ou “arquitetura” que os protagonistas de Ibsen transitam.

E nós, os atores, pesquisamos e utilizamos signos e símbolos para expressarmos essa ascensão e declínio dos personagens.

Solness, um dos protagonistas, é um construtor, faz grandes igrejas, mas tem medo de altura. Pois é, há uma semana estou em contato com este protagonista e pesquiso uma cena para apresentar.

Vejam a minha situação: logo eu, que nunca tive medo de altura, que sempre me aventurei pelos brinquedos mais altos do parque de diversão, que sempre quis pular de asa delta e que adoro morar no 15º andar, cá estou, com uma labirintite mestra, de molho, em casa, por causa de tamanha vertigem.

Solness e eu.

Será possível? Sempre consegui manter distância dos personagens, chorava com suas lágrimas, depois cessava. Ria com o seu riso e logo depois ficava séria. Coachava, Engrossava, Latia, Afinava, Cacarejava, Hablava... E depois tudo passava. Simples assim. Sem envolvimento...

E agora me encontro nesse estado, volta e meia grito achando que vou cair. Se eu levanto, tenho que sentar, se sento tenho que deitar e quando deito tudo roda.

CULPA DO SOLNESS, CULPA DO IBSEN.

Cadê meu “eixo” diretor? O tal eixo que “exercitamos” tanto na semana passada. Sentia-me livre para cair, pois sabia levantar (que bonito isso).

Solness está ao meu lado, esperando a Hilde provocante, a Hilde que o instiga a subir em suas construções. Ele gargalha da minha cara em letras garrafais, HAHAHA, e diz: “Logo você que recitava as falas de Hilde com tanta propriedade e nas alturas!” Pois é, eu sei, logo eu, que estava feliz porque faria a intrigante Hilde... Agora olho a minha imagem tortuosa no espelho e me vejo Solness.

Será possível que meu organismo tenha absorvido esse universo todo? Não estou falando de emoção! Não! Não é emoção. Não tenho vontade de rir, de chorar, de soluçar, não tremo, não me deprimo... São apenas tonturas, vertigens, vertigens de Ibsen.

A cada palavra digitada a visão fica embaralhada e depois volta ao normal. Quando olho para frente três homens me observam, em primeiro plano Ibsen e Solness e em segundo plano Artaud, sim o próprio, e ainda por cima (não muito em cima senão caio) eles tem um meio sorriso um tanto irônico no rosto.

Ai!

Além disso, (como pude esquecer de dizer isso?) ainda tem o Artaud de pano de fundo!
O livro “O ator e seu duplo” zomba de mim. Vai entender por qual razão não consigo chegar ao capítulo do Teatro da Crueldade. Já li duas vezes o livro até este capítulo e quando chego lááá (Pausa) não consigo continuar.
Perdi meus óculos e troco as palavras, as tonturas também deformam as palavras, mas Artaud, para quê palavras?

Estou sentindo, meu filho, sentindo!

O que acho interessante é todo esse estado físico... É orgânico! É como se meu corpo tivesse absorvido Solness, Ibsen, Artaud. E o resultado disso é a LABIRINTITE.

Nesse labirinto de peças, teorias, partituras e símbolos eu me encontro rodando, olho para tudo isso e caio gritando de susto. Assustada por ver o mundo girar, Assustada por nada estar ao meu controle.

Tomo então a minha pílula de “eixo” e finalizo o retrato das impressões de um processo fantástico de uma atriz em pesquisa.

10 comentários:

  1. Hahahahahahaha! De Irene à Solness em dias!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, diretor!
    "O que posso fazer? Cada palavra que eu digo é soprada no meu ouvido!" (Irene)
    Às vezes perco um pouco da audição também, ou ouço sininhos!
    A praga de Irene que causa a síndrome de Solness. rs

    ResponderExcluir
  3. Como é interessante esse Universo....adorei o blog...beijos meninas

    ResponderExcluir
  4. Seja muito bem-vinda, amada!
    Visite-nos sempre.

    ResponderExcluir
  5. Partilhe conosco alguma vivência transcendente, ou apenas interessante, que teve com algum personagem que interpretou.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Drica!!
    Como a Carol disse, seja bem-vinda!!
    E fique à vontade para comentar.
    Tudo é troca, tudo é aprendizado.
    Não existe certo e errado, verdade absoluta. Aqui tudo pode ser questinonado, falado e interpretado da maneira que cada um achar interessante.
    Todo momento podemos quebrar paradígmas criados, basta estar aberto para o novo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ai... Ai... Ai...
    Fiquei Tonto só de Ler os Prenúncios...
    Preâmbulos... e Pormenores do Assunto. hehehe...

    E Olha que EU Interpreto um Personagem
    Todos os Dias e Fico Mais Confuso Aindas...
    EU... né??? hehehe...

    MENINAS... Mto SUCESSO...
    Nessa Nova Empreitada de Vc´s.
    E o que Precisarem de Muá... TAMO JUNTO!!!
    Besos... Dieguito.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Dieguito.
    Vc é nota mil!
    Adorei o comentário, continue nos seguindo que muita coisa boa vai acontecer por aqui.
    Seja muito bem-vindo e claro, fique à vontade para dar sua opinião, sugestão ou crítica.
    beijoks

    ResponderExcluir
  9. Será que entendi direito? A labirintite começou junto com os ensaios ou você já a tinha antes? Parabéns!, não pela labirin (rs), mas pela perfeição e familiaridade que tens com as palavras. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Então Si, a labirintite começou depois dos ensaios. Porém, foi bem na semana que estava preparando uma cena da peça: Solness, o construtor.E o protogonista tem medo de altura. Então resolvi fazer uma analogia entre os textos de Ibsen e minha labirintite. Para falar um pouco sobre o meu processo de ensaio e a minha abstração como atriz de todos esses textos. =)
    Amei sua visita.
    Visite e comente sempre, amada!
    beijoks

    ResponderExcluir